quarta-feira, agosto 30, 2006

Um Pintor Renascentista Que Adoro



Hieronymus Bosch ou
Jeroen Bosch

Pintor e gravador holandês dos séculos XV e XVI. Retratou cenas de pecado e tentação, usando figuras simbólicas e complexas, originais e imaginativas, muitas das quais eram obscuras mesmo no seu tempo. Seu nome verdadeiro era Hieronymus (ou Jeroen) van Aken.

 Assinou algumas de suas peças como Bosch. Sabe-se pouco sobre a sua vida, existindo poucos documentos sobre sua vida, lugares que viveu... Também especula-se que tenha pertencido a uma das muitas seitas que na época se dedicavam às ciências ocultas, tendo aí adquirido inúmeros conhecimentos sobre os sonhos e a alquimia, tendo-se dedicado profundamente a esta última.

Bosch é considerado o primeiro artista fantástico e tido como inspirador do surrealismo no século XX. Atualmente existem apenas 40 originais seus, dispersos na sua maioria por museus da Europa e EUA. Entre esses museus, a coleção do Museu do Prado, em Madrid é considerada a melhor para estudar a sua obra visto abrigar a maioria daquelas que são consideradas pelos críticos como as melhores obras do pintor. As obras de Bosch demostram que foi um observador minucioso bem como um refinado desenhador e colorista. O pintor utilizou estes dotes para criar uma série de composições fantásticas e diabólicas onde são apresentados, com um tom satírico e moralizante, os vícios, os pecados e os temores de ordem religiosa que afligiam o homem medieval.

Exemplos destas obras são: O Carro de Feno - (Museu do Prado, Madrid) O Jardim das Delícias - (Museu do Prado, Madrid) O Juízo Final - (Akademie der Bildenden Künste, Viena) As Tentações de Santo Antão - (Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa) Os Sete Pecados Mortais - (Museu do Prado, Madrid) Navio dos Loucos - (Museu do Louvre, Paris) A Morte e o Avarento - (National Gallery of Art, Washington, DC) A par destas obras, que imediatamente se associam ao pintor, há que referir que mais de metade das obras de Bosch abordam temas mais tradionais como vidas de santos e cenas do nascimento, paixão e morte de Cristo. O original tríptico As Tentações de Santo Antão esta incorporado no Museu Nacional de Arte Antiga a partir do antigo Palácio Real das Necessidades, e, desconhecem-se as circunstâncias da chegada da obra à Portugal, não sendo certo que tenha feito parte da coleção do humanista Damião de Góis, como algumas vezes é referido. Informações retiradas do site: wikipedia.org

Um comentário:

  1. Não sou uma grande conhecedora da arte, mas Bosch eu conheço um pouco...
    É uma pintura que quase sempre, se não estou enganada, mostram cenas de pecado e tentação, com muita imaginação.
    Vi alguns trabalhos desse artísta, faz algum tempo e nunca mais esqueci seu nome hehehe e olha q eu não sou muito de ligar p/pintura, justamente por não entender muito...
    Mô, parabéns pelo blog, tô sempre passando por aki!
    Bjao

    ResponderExcluir